Microserviços estão transformando o desenvolvimento de Produtos Digitais e melhorando a Experiência do Cliente
- Paravision Inova
- 28 de ago. de 2024
- 3 min de leitura
Se você é novo(a) no mundo tech ou já está na área há algum tempo, provavelmente já ouviu falar de microserviços. Parece ser a nova moda, né? Mas, afinal, o que são os tais microserviços e por que todo mundo do digital está falando sobre eles?

O Que São Microserviços, Afinal?
Microserviços são uma forma mais moderna e flexível de desenvolver software. Diferente do modelo antigo de monolitos, onde tudo estava amarrado em um único bloco, os microserviços permitem que a gente construa aplicações como se fossem um monte de peças de Lego. Cada "pecinha" tem uma função específica, como uma API para autenticação ou um serviço de pagamentos, e elas se comunicam entre si para formar um produto completo.
E por que isso é tão legal? Porque com microserviços, a gente pode mexer em uma parte do sistema sem ter que parar o mundo. Quer adicionar uma nova feature? Tranquilo, você trabalha apenas no microserviço relevante, e pronto! Nada de quebrar tudo e precisar fazer gambiarra para consertar depois.
Transformando o Desenvolvimento de Produtos Digitais
Tá, mas e o impacto disso tudo no desenvolvimento? Aqui vai a boa notícia: microserviços permitem que a gente seja muito mais ágil e inovador. Vamos imaginar uma equipe que está desenvolvendo um app de e-commerce. Com microserviços, você pode ter uma equipe focada só na parte do carrinho de compras, enquanto outra trabalha na recomendação de produtos.
Essas equipes podem trabalhar simultaneamente, sem interferir umas nas outras. Isso acelera os ciclos de desenvolvimento e torna mais fácil lançar atualizações e novos recursos. Além disso, se um microserviço falhar, ele pode ser corrigido ou substituído sem causar um efeito dominó em toda a aplicação. É quase como ter um superpoder, só que no desenvolvimento de software.
Melhorando a Experiência do Cliente
Vamos falar agora de quem realmente importa: o usuário final - o verdadeiro chefe. A modularidade dos microserviços não só facilita a vida de quem está desenvolvendo, mas também melhora muito a experiência de quem usa o produto. Como? Simples: performance e personalização.
Como os microserviços são independentes, eles podem ser escalados separadamente. Se o seu app tem uma funcionalidade que está bombando, você pode alocar mais recursos para aquele microserviço específico sem precisar mexer em tudo. Isso significa que o app fica mais rápido e mais estável, mesmo quando o tráfego aumenta (um exemplo de app que faz isso muito bem hoje é o iFood).
E sobre personalização, microserviços permitem que cada parte do produto seja ajustada para atender melhor as necessidades dos usuários. Imagine outro caso, um serviço de streaming que recomenda filmes com base nos seus gostos. Com microserviços, essa funcionalidade pode ser aprimorada constantemente, tornando as sugestões cada vez mais precisas e relevantes em uma ou mais squads de personalização/Machine Learning.
Exemplos na Vida Real
Netflix - Eles são outro dos maiores exemplos de sucesso na adoção de microserviços. Cada parte da plataforma – desde o sistema de recomendação até a interface do usuário – é gerida por microserviços diferentes. Isso permite que eles atualizem e melhorem cada pedacinho do sistema sem interrupções para o usuário. Além do Netflix, outras gigantes como Amazon (um case de gestão de uma estrutura gigantesca de Lego), Spotify e Uber também utilizam microserviços para entregar experiências incríveis.
E Agora, Como eu mergulho na onda dos microserviços?
Se você está pensando em mergulhar nesse universo dos microserviços, ótimo! Comece aprendendo o básico sobre APIs, containers e orquestração com Kubernetes. Além disso, é essencial trabalhar com pessoas que entendam bem de fatiar componentização, tasks, produtos e uma metodologia de desenvolvimento ágil e eficaz. Pegue uma funcionalidade que você quer melhorar ou separar do seu sistema atual e comece por aí.
"O mais importante é entender que microserviços são sobre pensar grande, mas começar pequeno."
Ficou intrigado(a) com o tema? Se você quiser bater um papo sobre isso ou entender melhor como os microserviços podem ajudar o seu projeto, fala com a gente na Monviu. Estamos aqui para ajudar!
E não para por aí. Falaremos em post seguinte sobre nanosserviços, com usos práticos, vantagens e desvantagens.
Comentários